Depressão é falta de Deus? by Sued De Oliveira


DEPRESSÃO É FALTA DE DEUS ?
AS CRONICAS DO MITO CRUEL !

Depois do susto expressivo que se levou com a notícia do suicídio da jovem Mariana, que foi mais uma das inúmeras vítimas da depressão, voltamos ao insistente parlamento que coloca na mesa de debate a origem da "DEPRESSÃO", por muitos, encarada como mero capricho de quem tem preguiça de procurar ajuda, ou falta de Deus para os mais radicais.

Sem entrar em pormenores especulativos, eu precisava falar de como algumas pessoas, na tentativa de serem pragmáticas e elucidativas, se fazem passar por inocentes ao quererem explicar o suicídio de alguém de forma SIMPLES e que caiba na cabecinha delas, então inventam conclusões como:

“Foi falta de Deus”
“Mente vazia é oficina do diabo”
“Cabeça fraca”

Caros julgadores da instabilidade emocional e pessoal de uma pessoa, sinto informá-los, mas pra alguém recorrer ao suicídio não basta a ausência da significação divina. “O buraco é mair”, pois se assim realmente fosse, pessoas conhecidas pela sua plena e rica intimidade com Deus, jamais passariam pelo mesmo calvário da Depressão.

DEUS E A DEPRESSÃO

Deus entende a tristeza. Jesus se sentiu triste. Muitos Salmos expressam tristeza e angústia profunda. Mas a tristeza não é o fim. A depressão é a tristeza fora de controle. Deus quer e pode restaurar a nossa alegria e esperança, mas nós sempre teremos a capacidade de perde-la.

Depressão não é pecado nem sinal de falta de fé.Pessoas muito espirituais e firmes com Deus também passam por tempos de depressão. Elias sentiu depressão ao ponto de querer morrer. Jeremias ficou tão deprimido que desejou nunca ter nascido! (Jeremias 20:17-18) Ainda assim, Deus os sustentou e os ajudou a ultrapassar o sofrimento.

Padre Marcelo Rossi(Brasileiro)

Homem sábio, cheio da Palavra, crente até à espinha dorsal, caiu numa Depressão profunda cujo desfecho foi o suicídio, pois é, o homem conhecido pela fé também foi vítima, e pra ti? Ainda é falta de Deus ?

O cérebro é um órgão vulnerável, e é normal que seja, já que tem nas suas mãos a incrível missão de nos manter sóbrios, saudáveis, monitorar o funcionamento geral do corpo, realizar operações importantes, e praticamente tudo em simultâneo.

Esse rapaz, o famoso cérebro, também é o mesmo que processa o que sentimos, então não vos ocorre por mais milimétrica que seja a hipótese, a chance de acontecer alguma instabilidade capaz de trazer sérios danos à nossa saúde emocional? A ciência encara a Depressão como um desequilíbrio químico cerebral, faz sentido, mas não fica por aí, por isso a seriedade com que se encara doenças terminais, também devia ser aplicada nos casos de depressão.

As pessoas só credibilizem o tangível, precisam ver a tua pele Rocha, os teus olhos avermelhados, a pele inchada, ou qualquer reação física pra que acreditem na existência de algum dano à saúde, tudo referente a como nos sentimos, é completamente vandalizado. também pudera, humanos acham que só é possível enxergar com os olhos.

Mas por favor vamos parar de produzir vítimas, vamos parar de diminuir as opções de quem vive nas vestes dessa dor que grita no silêncio ensurdecedor, é cruel pessoal, devoradora, ter fé não nos traz algum tipo de imunidade, e olha que eu acredito mesmo no SOBRENATURAL, acho que ter Deus na nossa vida é simplesmente PLENO, um oásis Ímpar, uma ligação que nos isola do mundo material, mas vamos ser claros, isso não representa imunidade a nenhum problema, homens de Deus também sofrem, estar em Cristo não é caminhar como se nada fosse suficientemente capaz de nos afetar, é saber que se alguma coisa nos afetar, podemos e devemos recorrer a uma força maior que a nossa, então não usem a fé pra desacreditar quem sofre. Uma coisa é crer que Deus cura tudo, MAGNÍFICO ISSO, outra é achar que qualquer sinal de enfermidade denuncia ausência de Deus, CRUEL, MITO, MENTIRA !

É possível ser a pessoa mais divertida do mundo enquanto se oculta uma depressão, já o fiz tantas vezes que me especializei, é possível estar sempre estiloso, interessados em tudo a nossa volta, entusiasmados, e motivados, mas isso é só uma capa, uma máscara pra fugir das perguntas que mais demonstram curiosidade externa do que vontade de nos ajudar, não é prazeroso mas é mais
fácil viver assim, porque ninguém tem paciência pra perceber a origem de um sofrimento que mal se consegue traduzir em palavras, ninguém tem empatia com quem vive cheio de dinheiro, vida estável, carreira consolidada, boa aparência, carro topo de Gama, e mesmo assim está preso na âncora da depressão, porque o problema da Depressão não é exatamente o que se passa aqui fora, dá pra perceber?

Então parem de dizer coisas como:Tens trabalho, todo mundo te ama, tens namorada/o , tua vida é estável, Deus te ama( E ama mesmo). Sejam mais sensíveis, mais maduras e amorosas com o próximo, porque nós podemos salvar as vidas uns dos outros apenas nos importando, se importem, não aceitem essas justificações rasas que tentam colocar na nossa cabeça que fazem sentido, a palavra pode sim nos curar, cada caso tem a sua particularidade, no meu caso, a palavra me ajuda, mas estou ciente que esta não é uma fórmula, não é binário, ou a preto e Branco, precisamos de mais respostas , e talvez assim não sejamos atingidos pela dor de não termos salvado uma vida por pura negligência.


PRA TODAS AS PESSOAS QUE VIVEM COM DEPRESSÃO, A VOSSA DOR ME IMPORTA, NÃO ESTÃO SOZINHAS, VAMOS LUTAR JUNTOS!

Sued de Oliveira



Photo credit: 

You May Also Like

0 comments